segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

PIM 2011 - Fotografia de moda

Bom dia   pessoal ,  devido  a  alguns  problemas  tecnicos  vamos  está  passando   as  demais  informações  no  nosso PIM aqui no  blog. 




A fotografia é importante para a existência da moda, todos nós sabemos  que sua importância é tanta, que para a moda tornar-se uma obra de arte é necessário ser fotografada.

. “A moda tem necessidade de se aparecer, e a fotografia faz acontecer”.

Mas a verdade é que para a Fotografia de Moda sugrir, não dependeu da somente da moda. como todas as modalidades da fotografia, teve um começo difícil. Não foi nada glamuroso, fotografar moda, existia mesmo antes de acontecer, as campanhas de moda eram feitas a partir de ilustrações, desenhos. A primeira fotografia de moda propriamente dita foi em 1892 na revista parisience (claro) La mode pratique, quando, pela primeira vez, uma reprodução direta da fotografia de moda, antes disso, as fotografas eram coladas a mão nas páginas, ou pequenos recortes eram montados nas páginas. A fotografia de moda, então dependeu de técnicas e avanços para existir.
Vírginia Oldoini

Anos  20 aos 50

Apartir dos 20’s vem surgindo mais grandes nomes da fotografia, talentosos e cheios de imaginação, que  publicaram  na Vogue e na Harpper`s Bazar. A fotografia de moda, vai ganhando cada vez mais admiradores, assim como das revistas.
Nessa época dos anos vinte há uma preocupação enorme em dar ênfase para a roupa que na maioria das vezes o fundo é branco para não tirar a atenção da roupa que é o que mais importa na imagem


As criações dos estilistas passaram a ser envolvidas pelos clicks dos grandes fotógrafos, um ajudando no trabalho do outro.
Nessas décadas, a revista Vogue e Harper´s Bazzar surgem com a linguagem fotográfica para dialogar com o leitor quando falam de moda.
Na década de 30 começa-se a comercialização de filmes fotográficos coloridos.
Os ensaios fotográficos mostravam mulheres chiques
A primeira fotografia colorida publicada foi na capa da Vogue nos anos 30, do fotógrafo Steichen..
Primeira  capa da Vogue   com foto.

Anos  60

Fotógrafos como David Bailey e Helmut Newton, reconfiguram a fotografia na década de 60, com temáticas bizarras e tiradas do cotidiano acompanhando as revoluções culturais e anti-culturais da época.
Helmut 
A construção de imagens de moda e do conteúdo do Editorial de moda, podia ser vista com modelosde uma postura menos rígida em relação aos seus Anunciantes e leitores.
Em abril de 65, a revista Harper´s Bazaar mostra pela primeira vez um ensaio fotográfico com uma modelo Negra.
Primeira foto de modelo negra.

Anos 70

Nos anos  70, Helmut Newton e David Bailey viram a fotografia de moda de cabeça para baixo, As modelos passaram a ser tão vendáveis quanto as roupas que estavam divulgando, E então, fotografia de moda, naquela época, já era indispensável para o sucesso de uma revista, sendo necessário desenvolver várias outras formas de mostrá-la.

é influenciada pelas liberações constantes da época, apelo sexual, conceitos de produções de moda e a atitude das modelos nas passarelas e estúdios marcaram a era de uma fotografia cada vez mais ousada.
A  mulher  e  os elefantes - Richard Avendon


Anos 80

Nos  anos  80  tivemos  um choque  devido  o  período  da  2ª Guerra  Mundial, e  as  revoluções  juvenis ,  nessa  época  temos  os  períodos  de  Glamourização  e Desglamourização da Moda.



Glamurização

A composição fotográfica utilizada o objetivo de criar a tridimensionalidade na imagem. A modelo passa a adquir movimento, O fotógrafo procura a expressão desta personalidade nas suas fotografias


Desglamurização

Acontece a revolução juvenil em 1977 , contra o mundo a fotografia de moda e a extrema falsidade da imagem da modelo comparada com a realidade da vida de muitas delas o desejo de uma nova forma de expressão leva alguns fotógrafos a procurar um novo estilo fotográfico.
Os conceitos de composição, iluminação, atitude do modelo, padrão de beleza utiliza foram mudados,.
As técnicas utilizadas são composição e iluminação que induzem a sensação de bi dimensionalidade, dominantes de cor que deixam o tom de pele desagradável, luz que cria sombras nos olhos, posturas corporais deselegantes, expressões de modelo sofridas ou falta de expressão.
Algumas imagens são emblemáticas desta época: a mais famosa é uma imagem de de Juergen Teller que mostra uma modelo famosa nua, recém acordada, descabelada, fumando, em um apartamento nada glamouroso .
Amadale Porechpalle  -  David Lapochelle 

Anos 90
Surge a androgenia. Teve a onda Heroína Chic, que causou muitos comentários de repudia com esse tipo de editorial de moda.
Nos anos 90 aparece dois novos fotógrafos no Brasil Marcelo Krasilcic e Rafael Assef, eles estabeleceram um trânsito entre o cenário de moda e da arte, também foram a vez das modelos com salários altíssimos. Gisele Buchen, Linda Evangelista, Cris Turligyon e Claudia Schiffer, sem contar com Naomi Campbel, dentro outras que continuam até hoje, em fotografias, ícones, diretamente ligadas ao luxo como algo inatingível.
Depois disso, vem a fotografia digital e facilita ainda mais, surgindo mais novas técnicas e inovações em cores e texturas.
Modino

Nossa Principal fonte  foi o Blog - #TemNaFotografia
E  agora o Video  com nossas  fotos  por décadas... Projeto feito no Estúdio Pixel -  Jundiaí-SP com o  fotografo Guilherme Reis. 

Obrigada pela atenção proxima postagem vai  ter os  fotógrafos  que  utilizamos no trabalho, e o video do  make  in of.  
Att,
Júlia Barker