segunda-feira, 25 de abril de 2011

Banco de Dados

Um banco de dados:
Banco de dados é um conjunto de registros distribuidos regularmente qu nos ajuda na  reorganização dos mesmos e na produção de informação. Um banco de dados normalmente agrupa registros utilizáveis para um mesmo fim. Usamos e mantemos um banco de  dados utilizando  o software Sistema Gerenciador de Banco de Dados.
O modelo de dados mais adotado hoje em dia é o modelo relacional, onde as estruturas têm a forma de tabelas, compostas por tuplas (linhas) e colunas.
Um banco de dados é normalmente, mas não necessariamente, armazenado em algum formato de máquina legível para um computador. Há uma grande variedade de bancos de dados, desde simples tabelas armazenadas em um único arquivo até gigantescos bancos de dados com muitos milhões de registos, armazenados em salas cheias de discos rígidos.
Bancos de dados caracteristicamente modernos são desenvolvidos desde os anos da década de 1960. Um pioneiro nesse trabalho foi Charles Bachman.

Utilização de  um banco de dados
Os bancos de dados são utilizados em muitas aplicações, abrangendo praticamente todo o campo dos programas de computador. Os bancos de dados são o método de armazenamento preferencial e baseiam-se em tecnologias padronizadas de bancos de dados.Ou seja são o método preferido de armazenamento/recuperação de dados/informações para aplicações multi-usuárias grandes onde a coordenação entre muitos usuários é necessária. Até mesmo usuários individuais os acham conveniente, entretanto, muitos programas de correio eletrônico e organizadores pessoais estão baseados em tecnologia de banco de dados standard.

Funções internas comuns em Banco de Dados
Tabelas
Regras
Procedimentos armazenados (mais conhecidos como stored procedures)
Gatilho
Default
Visão
Índice
Generalizadores

                  http://www.macoratti.net/banco.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário