terça-feira, 18 de outubro de 2011

A teoria de Itten e a Luminosidade de Goethe

Johannes Itten
A roda de cores desenvolvida por Johannes Itten é baseada no espectro visível e formada por 12 cores, entre elas as chamadas cores primárias - azul, vermelho e amarelo que são muito próximas às cores primárias da teoria subtractiva e, além disso, são usadas como cores primárias por pintores e artistas em geral.





Nas suas pesquisas, Itten desenvolveu a roda de cores, que permite descobrir combinações harmoniosas de cores (os sete contrastes de cor).
Johannes Itten (1961). Kunst der Farbe. Subjektives Erleben und objektives Erkennen als Wege zur Kunst. Ravensburger Buchverlag. Neuauflage 1973 im Verlag Otto Maier, Ravensburg.

As cores primárias são mostradas no triângulo central. Exitem também as cores secundárias, que nascem da mistura de 2 tons primários. São esses tons o verde, laranja e violeta — presentes no hexágono.
Por fim existem os tons terciários - amarelo-laranja, vermelho-laranja, vermelho-violeta, azul-violeta, azul-verde e amarelo-verde.
Os tons secundários são formados pela mistura de dois tons primários e os tons terciários pela mistura entre um tom primário e um secundário.


Goethe
Johann Wolfgang von Goethe publicou em 1810 uma teoria da cor que propôs uma nova abordagem ao uso e ao entendimento das cores. Desde Newton, a cor era considerada como uma disciplina da Física. As questões levantadas por Goethe ampliaram os domínios de estudo da cor, incluindo campos como o da Fisiologia e Psicologia. Goethe  explorado os efeitos da cor sobre a mente e as dividiu em quatro "poderosos" matizes, cores serenas e matizes melancólicas. Emparelhou cores contrastantes em positivo e negativo, quente e frio, claro e escuro, luz e sombra. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário